.

Baixar arquivo 5 Baixar arquivo 6 Baixar arquivo 4 Downs Brasil arquivo 4 do ET downloads arquivo 5 do ET downloadsarquivo 6 do ET downloads arquivo 7 do ET downloads arquivo 8 arquivo

Como fazer para proteger o conteúdo do seu HD

Categoria:
Como fazer para proteger o conteúdo do seu HD Passo a Passo

Segurança é primordial. Em qualquer computador de qualquer tipo usuário, circulam poucos ou muitos arquivos importantes, que não podem ser perdidos nem sequer acessados por outras pessoas.

Neste artigo, o Baixaki ensina você a proteger arquivos e pastas em diferentes níveis, desde senhas simples até o uso de avançados programas para criptografar dados. Escolha o nível de acordo com sua necessidade e boa leitura.

Pré-requisitos

 
Este tutorial não exige nenhum programa específico. Vamos ensinar alguns passos simples no Windows e recomendar softwares para cada necessidade durante o artigo. O que recomendamos é acessar o computador com privilégios de administrador.

Proteção básica

Login e senha do Windows

A proteção mais básica para restringir o acesso a arquivos importantes é o login do Windows com senha. Se o seu computador não exibe a tela de login e carrega o sistema diretamente, faça o seguinte: vá em “Painel de Controle”-“Contas de Usuário”-“Adicionar ou remover contas de usuário”.



Clique no usuário desejado e, em seguida, em “Criar uma senha”. Digite a senha duas vezes e confirme o procedimento. Assim, toda vez que o Windows inicializar, ele vai pedir senha para aquele usuário, e nessa conta ficarão seus arquivos pessoais.


Permissões específicas

O Windows define permissões para pastas e arquivos. Dessa maneira, cada tipo de usuário que acessa um computador tem acesso restrito a conteúdos específicos. Clique com o botão direito sobre um arquivo ou uma pasta e em “Propriedades”.

Na aba “Segurança” (1), em “Nome de grupo ou de usuário”, são listados os tipos de usuário que acessam um computador (2). Abaixo, observe quais ações eles podem executar. Clique em “Editar” para defini-las (3).
Observação: as permissões não podem ser definidas para discos removíveis, pendrives por exemplo.



Escondendo pastas e arquivos

Esconder uma pasta ou arquivo não impede o acesso, mas pelo menos faz com que não chame atenção. É muito simples: clique com o botão direito sobre um arquivo ou pasta e em “Propriedades”. Na tela que se abre, lá embaixo, em “Atributos”, marque a caixa “Oculto”.



A fim de visualizar uma pasta ou arquivo oculto, é necessário acessar as opções e preferências de pasta e pesquisa. Nos Windows Vista e 7, clique no botão “Organizar” e em “Opções de Pasta e Pesquisa”. No XP, clique no menu “Ferramentas” e em “Opções de Pasta”.

Vá até a aba “Modo de Exibição”, use o botão de rolagem em “Configurações avançadas” até encontrar a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos”. Marque-a.



Lembre-se de que, com esta opção marcada, todos os arquivos e pastas ocultos são exibidos. Tenha cuidado, pois também são exibidas pastas importantes do Windows. Como você pode perceber, este é apenas um macete discreto que pode facilmente ser contornado por qualquer usuário.

Proteção intermediária

Senhas

O Windows não cria senhas para arquivos e pastas, mas é possível fazer isso de diferentes maneiras.
1º - Atente ao programa que criou o arquivo, pois ele pode oferecer opção de salvá-lo com senha. O pacote Office, por exemplo, faz isso. Consulte a ajuda do programa para saber sobre essa possibilidade.

2º - Utilizar um software específico. A própria Microsoft, por exemplo, tem um programa que cria pastas protegidas, o Private Folder. Ele funciona no Windows XP.

Uma das melhores opções que você encontra no Baixaki para Windows 98, 2000 e XP é o Folder Protection. Ele não tem instalação, você só precisa executar o arquivo. Copie-o à pasta que deseja proteger. Ou então execute o arquivo a partir de qualquer lugar, marque a caixa “Protect Another” e selecione a pasta desejada. Digite a senha desejada duas vezes.

Para desbloquear o conteúdo abra a pasta normalmente e aparecerá a janela para desbloqueio. Você pode escolher se quer abrir a pasta temporaria ou completamente, escolha sua opção, digite a senha e pronto, você pode desfrutar seu conteúdo secreto. Caso você esqueça a senha, use então o Folder Unlocker.



Outras opções para Windows 98, XP e 2000: FolderMasker.

Para Windows 7 e Vista, uma boa pedida é o My Lockbox. Você indica a pasta, cria uma senha e então ela vai parecer invisível para qualquer usuário. Para acessá-la, execute o programa, digite a senha e ela será aberta.




0 comentários:

Ofertas

Baixar Brasil Baixar Templates Novos ET downloads